top of page

Sem competição, sem querer ganhar do outro mas junto com o outro vencer novos obstáculos sob outras lógicas. A lógica da felicidade, do jogo, da criatividade, do compartilhamento horizontal de sentimentos e afetos. 

Dentre as oficinas artísticas, oferecemos oficinas de iniciação e aprofundamento em palhaçaria, oficinas sob medida para empresas e outras organizações, que buscam novas maneiras de expressão para seus colaboradores. A oficina de Palhaçaria vem sendo oferecida em festivais de circo e teatro desde 2005, por onde passaram mais de 1000 pessoas, dentre estudantes de artes cênicas, artistas cênicos, músicos, médicos, psicólogos e outros tantos interessados. 

Desenvolvemos cursos, oficinas, whorkshops, sob medida para grupos de estudantes, artistas profissionais, professores, empresas que buscam um diferencial no encontro e na relação entre seus funcionários e parceiros, através do olhar do Palhaço, do jogo, do lúdico, da graça, do riso e da coragem de se expor ao risco e ao erro.

 

Estamos imersos numa sociedade que prima pelo sucesso, pelo ter, em detrimento do ser. O que nos leva a um alto nível de stress e tensão.

Nosso trabalho consiste em descobrir outras formas de se divertir, de ver o mundo com outros olhos, se permitindo errar, fracassar, aceitando o rídulo pessoal como condição fundante, como princípio para estabelecer novas possibilidades de encontros prazerosos e felizes com os outros.

ATELIÊ TITETÊ

O ATELIÊ TITETÊ se dedica à Palhaçaria, à Comédia, ao Teatro de Rua e em espaços alternativos. Oferece oficinas que vão desde os primeiros passos na Menor Máscara até montagens de números, pequenas cenas, apresentação e montagem de espetáculos.

Desde 2005 desenvolve projetos voltados à Formação Artística, Criação e Pesquisa em Artes Cênicas. Atualmente estamos oferecendo consultoria para elaboração de projetos culturais.

 

É cada vez maior o interesse de profissionais liberais, professores, artistas de diversas áreas pela linguagem do palhaço que, com sua empatia e liberdade, alcança um público maior, através de sua expressividade. 

Fotografia: Estúdio Lapa

OFICINA - O PALHAÇO COMO EXISTÊNCIA

PÚBLICO ALVO: ATORES, ARTISTAS EM GERAL, ESTUDANTES, EMPRESÁRIOS, PROFESSORES E OUTROS INTERESSADOS NA GAFE COMO POSSIBILIDADE DE SUCESSO.

 

SOMENTE ADULTOS

20 horas (cada módulo)

A oficina propõe um mergulho na busca do palhaço interior, oferecendo uma base para atuar na rua, no hospital, na praça, no teatro e em outros espaços. São três módulos: iniciante, intermediário e avançado.

É comum ouvir de palhaços que ainda não tem cena ou número para apresentar. O Palhaço visto como jogo, como forma de pensamento, como existência,está sempre pronto e ávido para promover encontros felizes com os outros, e isso, é muito mais que uma apresentação.

Deixe seu palhaço existir.

CONTATO >>

PALHESTRA - DE COMO EU ME TORNEI PALHAÇO ESPECIALISTA EM BESTEIROLOGIA

Palestra na qual Cícero Silva, a partir de sua história de vida, conta como se tornou artista cênico, sua escolha à Palhaçaria e sua trajetória como Besteirologia, ciência que se dedica ao estuda da Bobagem e outras Besteiras, com o intuito de salvar a espécie humana através da Graça e do Riso, promovendo encontros felizes.

Vê na Gafe (erro), uma possibilidade de sucesso, de quebra de gelo, melhoria na qualidade das relações interpessoais e aproximação empática entre as pessoas.

DEMONSTRAÇÃO DE TRABALHO.

Destinado a Congressos de Negócios, Estudos Científicos, Aulas Inaugurais, Seminários e outros eventos. Propõe uma interação lúdica entre os participantes.

CONTATO >>

OFICINA - MONTAGEM DE NÚMEROS CÔMICOS E PALHAÇARIA

A oficina pretende a montagem de um Espetáculo de Variedades composto por um repertório de esquetes clássicas, outras de criação dos próprios participantes e improvisos que surgem durante o processo.

 

PÚBLICO ALVO: 

Grupos de teatro, estudantes, artistas profissionais que querem montar um espetáculo para futuras apresentações.

CARGA HORÁRIA: 60 HORAS

CONTATO >>

GRUPO DE ESTUDOS - RI MELHOR QUEM RI JUNTO

Grupo de Estudos de Comédia, que pretende dar uma base sobre a arte de fazer Rir. Nós vamos até a sua cidade ou seu bairro, por um período indeterminado para acompanhar os encontros. 

 

PÚBLICO ALVO: 

Adultos com ou sem experiência em teatro.

NECESSIDADES: 

- Espaço para realização dos encontros.

- Aparelhagem de som e de vídeo. 

CONTATO >>

OFICINA EXTENSIVA DE PALHAÇARIA -

O PALHAÇO COMO EXISTÊNCIA

A oficina pretende melhorar a qualidade de expressividade dos participantes, dos que querem e dos que não pensam em ser palhaços. A apropriação de técnicas de comicidade e empatia, próprias do clown (palhaço), para uma melhor comunicação.

Entende o palhaço como jogo, como uma forma de existência, lúdica e prazerosa, curiosa e com uma prontidão incrível para promoção de bons encontros. Nesse sentido, colabora com artistas que usam a máscara no teatro, na rua, no hospital e outros espaços. Se o clown existe, ele não precisa necessariamente ter uma cena, um número, ele simplesmente é, e tudo que ele faz traz o absurdo, o espanto, o bizarro, a graça, a poesia e nos surpreende com sua lógica própria.

Quase sempre, temos necessidade de acertar e ser bem sucedidos. O sucesso do clown está na aceitação do erro e do ridículo pessoal.

Entendemos ainda e sobretudo, que Palhaço é uma linguagem artística, vinculada às Artes Cênicas, ao Burlesco e à Comédia.

Carga horária: 60 horas

CONTATO >>

Fotografia: Éder Medeiros

OFICINA: O PALHAÇO E SEU ESPAÇO

Para artistas iniciados na máscara . 

As relações de jogo com os diferentes espaços

de atuação: rua, hospital, teatro, porta de lojas,

becos e favelas.

CONTATO >>

bottom of page