top of page

PROJETO "DE OLHO NO DUTO"

  • Foto do escritor: Cícero Silva
    Cícero Silva
  • 5 de fev. de 2018
  • 4 min de leitura

Instituto ESLIPA promove ações de cidadania em estados brasileiros


Investimento social da TRANSPETRO levará a arte do palhaço e do circo para várias regiões do Brasil; em Minas Gerais, o projeto tem início no dia 11 de janeiro na cidade de Barbacena

Em 2018 o Instituto Cultural Escola Livre de Palhaços - ESLIPA desenvolverá o projeto “De Olho no Duto”, que tem como foco principal oferecer aos moradores das comunidades e as populações vizinhas às instalações dos dutos da TRANSPETRO, uma série de atividades culturais incluindo oficinas circenses, cortejos, espetáculos e rodas de conversas. O projeto percorrerá quatro estados brasileiros: Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo.

O projeto contemplará 101 comunidades ao longo de dois anos, envolvendo 30 palhaços de seis companhias profissionais de teatro de rua e circo, sendo: Grupo Off-Sina e Cia. Chirulico (RJ), Circo do Asfalto e Pequeno Circo (SP), Associação Pano de Roda (MG) e Circo Teatro Capixaba (ES).

Em Minas Gerais, o projeto tem início no dia 11 de janeiro na cidade de Barbacena realizando oficinas e apresentações artísticas nas comunidades de Correia de Almeida e Pinheiro Grosso. Ainda em janeiro, o projeto segue no dia 15 para Juiz de Fora e atuará nas comunidades de Igrejinha e Humaitá. As visitas acontecerão durante um período de dois anos, envolvendo mais de 600 atividades artísticas, como oficinas, cortejos, espetáculos e rodas de conversas. Ao todo, estima-se que 150 mil pessoas de todas as idades serão favorecidas.

Segundo Lilian Moraes e Richard Riguetti, responsáveis pelo Instituto ESLIPA “o projeto visa a promoção dos direitos humanos e da cidadania, a inclusão social, o respeito a diversidade humana e cultural das comunidades impactadas pela TRANSPETRO. Todas as atividades do projeto serão realizadas em espaços públicos abertos, com o compromisso de promover o diálogo permanente entre os artistas e a comunidade, para identificar, potencializar e valorizar as iniciativas artísticas e culturais de cada região”.

Segundo a Transpetro, "o projeto tem premissas básicas de transformação social, calcadas na formação cidadã, no engajamento das comunidades, na atuação forte da divulgação dos canais de comunicação e ações e informações preventivas, além do desenvolvimento do senso de pertencimento local.


ASSOCIAÇÃO PANO DE RODA


“Uma poética do encontro para criação e expressão artística, motivada pela ética da troca, do compartilhamento e da investigação teatral”


A Associação Pano de Roda dedica-se à capacitação, ao intercâmbio e à fruição artística na área de artes cênicas (teatro e circo), com foco nas linguagens da arte de palhaços, do teatro de rua e do teatro em espaços alternativos, além do estímulo à formação de grupos de estudos e redes comunitárias de cultura. Para isso, a associação promove projetos culturais, ações em rede, processos criativos, encontros reflexivos, espetáculos e experimentações cênicas. Todas as atividades são formuladas e desenvolvidas a partir dos princípios da colaboração, da dedicação artística e da busca pela justiça social. Criada em 2003, a associação tem trabalhado de forma continuada em cidades do interior de Minas Gerais e, eventualmente, em Belo Horizonte, outros estados e países. A partir de uma metodologia de criação e gestão colaborativas, dialoga com artistas e grupos cênicos, setores públicos e privados, comunidades e público espectador. Está sempre em busca de novas modalidades para o ofício artístico que não dependam dos mercados e circuitos culturais tradicionais. Os projetos e ações têm sido viabilizados através das Leis Municipal (BH), Estadual (MG) e Federal de Incentivo à Cultura, prêmios, parcerias e outros apoios. Com mais de 10 anos de atuação, a Associação Pano de Roda promoveu mais de 1.000 apresentações, 250 oficinas e encontros, circulou em mais de 60 cidades brasileiras de 5 estados e 14 cidades estrangeiras de 3 países. Abrangeu mais de 200 mil espectadores, 6 mil participantes e 200 artistas convidados provenientes de 50 grupos teatrais e circenses. A maioria das ações acontece em espaços públicos, como praças e parques, com acesso livre e gratuito, envolvendo pessoas de diversas idades e realidades sociais.


Realizações:

“Artesania Nômade” – Leis Estadual e Federal de Incentivo à Cultura (2013 a 2018) "Caravana de Artesania" - Lei Estadual de Incentivo à Cultura MG (2017 a 2018) “Caravana de Artesania” - Ponto de Cultura itinerante. Convênio MinC e SEC-MG (2011 a 2014) “Central de Produção Compartilhada” – Iniciativa de grupos cênicos de BH. Prêmio Economia Criativa 2012, parcerias e apoios. (2009 a 2014). “Teatro de Artesania” - Leis Estadual e Federal de Incentivo à Cultura (2012 a 2014) “Dramaturgia do Encontro” – Lei Estadual de Incentivo à Cultura MG (realização: 2011 a 2012) “Roda de Palhaços” – Lei Estadual de Incentivo à Cultura MG (2003 a 2011) “Oficinas Montagens” – Lei Federal de Incentivo à Cultura (2011) “É no meio da praça, é no meio da rua” - Fundo Municip. de Cultura BH e apoios (2004 a 2009) “Roda Mundo” – Intercâmbio. Apoio do Ministério da Cultura e grupos teatrais (2006 a 2008) Entre outros projetos.

“Repertório Artístico”


– Criação e apresentação de teatro de rua e palhaços em parques, praças, escolas, centros culturais, festivais, eventos e outras realidades. (desde 2003). Prêmio Artes Cênicas de Minas Gerais 2016, Prêmio Funarte Carequinha de Estímulo ao Circo 2010 e Prêmio Funarte Artes Cênicas na Rua 2011 para o espetáculo Fanfalhaça. Apresentações: Encontro Internacional de Palhaços em Mariana/MG, Sessão da Universidade do Teatro Eurasiano - Eugenio Barba (Itália), Encontro de Palhaços ParaBenjamim em Pará de Minas/MG, Circuito Usiminas de Cultura, Palhaço na Praça – Rio de Janeiro/RJ, Festival Nacional de Teatro em Vitória/ES, Mostra de Teatro de Rua da Funarte, Encontro Internacional Palhaçadas em Geral em BH/MG. Participação em redes culturais: Rede Artesania, Rede Pontos de Cultura, Rede de Empreendedores Culturais, Rede Brasileira de Teatro de Rua, Aliança Internacional de Teatro Linea Trasversale, entre outras.


Contatos

Telefone: (31) 9 9997-6912 e (31) 9 9897 6912 E-mail: contatoterceiramargem.@gmail.com Site: www.idearioarte.blogspot.com


JANEIRO DE 2018

BARBACENA: CORREIA DE ALMEIDA (11 E 12)

BARBACENA: PINHEIRO GROSSO (13 E 14)


JUIZ DE FORA: IGREJINHA (15 E 16)

JUIZ DE FORA: HUMAITÁ (17 E 18)




 
 
 

Comentarios


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2017 by Ateliê Titetê.

Soundtrack by Fred Selva. All rights reserved.

bottom of page